O que é glaucoma?
O glaucoma é uma doença ocular que pode causar cegueira. Se detectado precocemente, muitas vezes pode ser controlado. Mas, geralmente, não apresenta sintomas, por isso é necessário fazer exames oftalmológicos regulares. O glaucoma começa quando a pressão aumenta no olho. Essa pressão pode danificar o nervo óptico. O nervo óptico envia mensagens ao cérebro para que você consiga enxergar. Há dois tipos principais de glaucoma: ângulo aberto e fechado.

Área de drenagem
O olho está sempre produzindo fluidos. As áreas de drenagem do olho podem ficar obstruídas ou bloqueadas. Muito fluido permanece no olho. Tudo isso aumenta a pressão do olho.
Nervo óptico
Muita pressão no olho pode danificar o nervo óptico. Se for danificado, esse nervo normalmente não envia ao cérebro as mensagens que permitem você enxergar.
Glaucoma de ângulo aberto
O glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum. Acontece lentamente conforme as pessoas envelhecem. A área de drenagem do olho fica obstruída. Não é drenado fluido suficiente do olho, por isso a pressão aumenta lentamente. Isso causa uma perda lenta da visão lateral (periférica). Você pode nem notar as mudanças até que grande parte da visão seja perdida.
Glaucoma de ângulo fechado
O glaucoma de ângulo fechado é menos comum do que o aberto. Com frequência, surge rapidamente. De repente, a área de drenagem do olho fica completamente obstruída. A pressão no olho cresce rapidamente. Você pode notar visão turva e halos de arco-íris ao redor das luzes. Você também pode sentir dores de cabeça, náuseas, vômitos e dores intensas. Se não for tratado imediatamente, a cegueira acontece rapidamente.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.